Os limites da teoria diante da arte literária: uma perspectiva humanista

  • Eduardo Cesar Maia Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Resumen

Em conformidade com a perspectiva de filósofos como Ernesto Grassi e Francisco José Martín, e de teóricos da literatura como Antoine Compagnon, Richard Freadman e Seumas Miller, entre outros, considero que a tradição humanista, seja em filosofia ou em crítica literária, foi o bode expiatório das mentalidades cientificista, racionalista, positivista e das mais diversas formas de radicalismo ideológico provenientes das principais correntes de teoria literária que se desenvolveram no século passado e que nos influenciam até os dias de hoje. Mostro, no desenvolvimento deste ensaio, que, apesar de ter ficado estigmatizada por um eficiente trabalho de difamação levado a cabo por detratores diversos, a perspectiva humanista a que me refiro, desde que reavaliada e adaptada às condições e exigências da atualidade, pode ser um caminho alternativo, ou pelo menos complementar, ao da radical especialização dos estudos literários, oferecendo sugestões valiosas para o exercício da crítica jornalística e, ainda, dialogando criticamente com a disciplina acadêmica da Teoria da Literatura.

Biografía del autor/a

Eduardo Cesar Maia, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Eduardo Cesar Maia é professor do curso de Comunicação Social (CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Teoria da Literatura) da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é editor-chefe da Revista de Estudos Universitários da UFPE e colunista do Estado da Arte, suplemento de cultura, filosofia e artes do Jornal O Estado de S. Paulo. Doutor em Teoria da Literatura [≈ PhD] pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidad de Salamanca (Espanha), tendo desenvolvido tese, com o apoio da CAPES, a respeito da atualidade da tradição crítica humanista através das obras de José Ortega y Gasset e Álvaro Lins.

Referencias

Barthes, R. (1984). La muerte del autor. En El susuro del lenguaje. Barcelona: Paidós.

Compagnon, A. (1999). O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG.

Eagleton, T. (1999). La función de la crítica. Barcelona: Paidós.

Eichenbaum, B. (1980). La teoría del método formal. En T. TODOROV, Teoría de la literatura de los formalistas rusos. Madrid: Siglo Veintiuno.

Hillis miller, J. (1986). The Ethics of Reading: Kant, de Man, Eliot, Trollope, James and Benjamin. New York: Columbia Press.

Merquior, J. G. (1975). O estruturalismo dos pobres e outras questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Piquer, D. V. (2008). Historia de la crítica literaria. Barcelona: Ariel.

Selden, R. (. (2010). Historia de la crítica literaria del siglo XX. Madrid: Akal.

Todorov, T. (. (1980). Teoría de la literatura de los formalistas rusos. Madrid: Siglo Veintiuno.

Unamuno, M. d. (1951). Ensayos (Tomo II). Madrid: Aguilar.

Publicado
2019-09-30
Cómo citar
[1]
Maia, E.C. 2019. Os limites da teoria diante da arte literária: uma perspectiva humanista. Disputatio. 8, 10 (sep. 2019), 71-94. DOI:https://doi.org/10.5281/10.5281/zenodo.3576128.

Artículos más leídos del mismo autor/a