A sublime enunciação do discurso de Deus no Tratado Teológico-Político
Resumen
O artigo tem por objetivo a análise da contextualização social na qual Spinoza evidencia no Tratado Teológico-Político, o caráter político em que os profetas e seus discursos se apresentam fundamentados e constituídos na estrutura social presente naquele grupo, a fim de conceber a concepção do Deus cristão que é alicerce não só para crença, mas a cultura e a sociedade dos hebreus, porque contribui em colocar Deus como validador da moralidade, costumes, relações, da linguagem, de um povo. Mediante a uma análise bibliográfica reunida, apresentamos um resultado introdutório que abre espaço para o debate acerca do discurso, dialogando com o pensamento spinozano e alguns autores contemporâneos da linguagem, como Wittgenstein, Fairclough.
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Referencias
Fairclough, Norman. (2001). Discurso e mudança social. Traduzido por Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Magalhães, Célia Maria. (2001). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG.
Machado, José Roney de Freitas (2016) «A construção do mundo humano pelos jogo de linguagem: da lógica à pragmática wittgensteiniana», Sapere aude 7 (14), pp.845-853.
Spinoza, Baruch de. (2004). Tratado teológico-político. Traduzido por Diogo Pires Aurélio. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Wittgenstein, Ludwig. (1996). Investigações Filosóficas. Traduzido por José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural.
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