Gianni Vattimo: religião e secularização na pós-modernidade
Resumen
Objetiva-se com este trabalho mostrar que a religião foi, nas sociedades tradicionais, um grande e poderoso sistema, mas, com o advento da secularização, ela perdeu autoridade, deixando com isso de ser um elemento integrador da sociedade, tornando-se apenas mais um subsistema entre tantos outros. Vale ressaltar que a secularização não pôs fim ao discurso religioso, mas sim o revitalizou. O processo de secularização é erroneamente associado a uma forma de ateísmo, é, por outro lado, responsável pelo retorno difuso do religioso na nossa cultura. Quais motivos levaram a este retorno e o que pode ser apontado como consequência? O fato é que a religião foi intensificada em nossa sociedade, o que contraria muito aquele pensamento segundo o qual a religião foi esquecida ou mesmo abolida devido a secularização.
Descargas
Referencias
Léger, Hervieu-léger. (2015). O Peregrino e o Convertido: a religião em movimento. 2ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Mac Dowell, J. A. A. A. (2015). Religião, Modernidade e Secularização. In: MAIA, A. G. B; OLIVEIRA, G. P. Filosofia, Religião e Secularização. Porto Alegre, RS: Editora Fi. pp. 30-60.
Maia, Antonio Glaudenir Brasil. (2015). O fenômeno do retorno da religião e a questão da secularização: uma leitura a partir da reflexão de Gianni Vattimo. In: MAIA, A. G. B; OLIVEIRA, G. P. Filosofia, Religião e Secularização. Porto Alegre, RS: Editora Fi. pp. 279-314.
Matelli, Stefano. (1995). A Religião na Sociedade Pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas.
Oliveira, Manfredo Araújo. (2013). A Religião na Sociedade Urbana e Pluralista. São Paulo: Paulus.
Queirós, Eça de. (2002). O Crime do Padre Amaro. 15ª. ed. 5ª. imp. São Paulo: Editora Ática.
Vattimo, Gianni. (2018). Crer que se Crê: é possível ser cristão apesar da Igreja? Petrópoli, RJ: Vozes.
Vattimo, Gianni. (2018). O Vestígio de Vestígio. In: VATTIMO, G; DERRIDA, J. A Religião: o seminário de Capri. 3ª. ed. São Paulo: Liberdade.
Vattimo, Gianni. (2006). A Idade da Interpretação. In: RORTY, R; VATTIMO, G; ZABALA, S. O Futuro da Religião: solidariedade, caridade e irônia. Rio de Janeiro: Remulé Dumará.
Derechos de autor 2021 ©️ Analysis
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.