Mistério e transcendência: sobre a descrição fenomenológica de um conceito-limite

  • Leonardo de Sousa Oliveira Tavares Universidade de Coimbra
Palabras clave: Fenomenologia, Husserl, Mistério, Espírito, Religião

Resumen

Nosso ensaio visa descrever como o mistério é decisivo para a instauração do real, na medida em que, através dele, nós temos a possibilidade de conceber o mundo em que vivemos por intermédio da simbolização. Como que em uma mescla de palavras e silêncio, o símbolo aqui se apresenta no cerne da cultura e acena para o mistério que se afigura na penumbra do mundo. Segundo alguns elementos da filosofia transcendental da cultura, o mistério concebido pelas vias da religião, filosofia e ciência, no contexto efetivo da vida, surge em uma diversidade de imagens que sustenta essa proveniência humana dos símbolos. Deste movimento, concluímos que o símbolo é a unidade mínima para evidenciação da existência humana, enquanto transcendência simbólica do mistério ao ente dado no mundo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Leonardo de Sousa Oliveira Tavares , Universidade de Coimbra

Leonardo de Sousa Oliveira Tavares é professor de filosofia na ECIT-PA, onde é coordenador da área de ciências humanas do quadro efetivo do Governo do Estado da Paraíba, Brasil. Atualmente, é doutorando em Filosofia pela Universidade de Coimbra (Portugal), mestre, licenciado e bacharel também em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Sua pesquisa está centrada em um tópico entre a fenomenologia, filosofia da cultura e antropologia filosófica. É autor de A farsa do ego: ontologia e historicidade em Sartre (Editora Cajuína: São Paulo, 2018).

Referencias

Cassirer, Ernst. (2012). Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Husserl, Edmund (1999). Die Krisis der europäischen Wissenschaften und die Transzendentale Phänomenologie. Darmstadt: Wiss Buchges [Trad. Port.: A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Trad. Diogo Ferrer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012]. doi: 10.28937/978-3-7873-2260-2

Mondoni, Danilo (2014). História e teologia da espiritualidade. São Paulo: Edições Loyola.

Otto, Rudolf (2017). O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Traduzido por Walter O. Schlupp. São Leopoldo: Sinodal/EST; Petrópolis: Vozes.

Ribeiro, João Ubaldo. (2014). Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva.

Ries, Julien (2020). Mito e rito: as constantes do sagrado. Traduzido por Silvana Cobucci Leite. Petrópolis, RJ: Vozes.

Vaz, Henrique. (2015). Experiência mística e filosofia na tradição ocidental. São Paulo: Edições Loyola.
Publicado
2021-09-30
Cómo citar
[1]
de Sousa Oliveira Tavares , L. 2021. Mistério e transcendência: sobre a descrição fenomenológica de um conceito-limite. Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 30, (sep. 2021), 125-134.