Do desespero ao mal-estar: uma aproximação entre Kierkegaard e Freud

  • Gustavo Gomes Zuma Universidad Complutense de Madrid, España
Palabras clave: Desespero, Mal-estar, Civilização, Religião, Subjetivação

Resumen

Uma aproximação entre o pensamento de Kierkegaard e Freud a respeito da origem do sofrimento demonstra pontos de convergência entre ambos autores. O dinamarquês nomeia desespero este estado de sofrimento, enquanto o pai da psicanálise se refere a ele como mal-estar. O primeiro afirma que o desespero é resultado de uma escolha individual. O segundo defende que o mal-estar é inerente à vida civilizada. Ambos sustentam que a responsabilização individual no processo de subjetivação é fator decisivo que aponta o caminho para superação desse mal. Suas contribuições também ajudam a entender as raízes do comportamento ético do homem em sociedade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Gustavo Gomes Zuma, Universidad Complutense de Madrid, España

Gustavo Gomes Zuma. Máster en Ciencia de la Religión por la Universidad Federal de Juiz de Fora, Brasil; cursando el Doctorado en Ciencias de las Religiones en la Universidad Complutense de Madrid, España. Trabajo de investigación sobre filosofía oriental, misticismo cristiano y psicoanálisis

Referencias

Freud, Sigmund. (1930). Das Unbehagen in der Kultur. Viena: Internationaler Psychoanalytischer Verlag. [Trad. port.: O Mal-Estar na Civilização. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Schwarcz, 2010].

Kierkegaard, Soren. (1844). Begrebet Angest. [Trad. port.: O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário. Trad. de Álvaro Valls. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017]. Kindle.

Kierkegaard, Soren. (1849). Sygdommen til Doden. [Trad. port.: O desespero humano (Doença até a morte). Trad. de Adolfo Monteiro. São Paulo: Editora Unesp, 2010]. Kindle.

Roos, Jonas. (2018). «Kierkegaard e a antropologia entre a angústia e o desespero». La Mirada Kierkegaardiana Nº1. pp. 68-78. ISSN 1989-2322. http://lamiradakierkegaardiana.hiin-enkelte.info/wp-content/uploads/2018/02/jonasroos.pdf
Publicado
2021-09-30
Cómo citar
[1]
Gomes Zuma, G. 2021. Do desespero ao mal-estar: uma aproximação entre Kierkegaard e Freud. Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 30, (sep. 2021), 61-69.