Gianni Vattimo: religião e secularização na pós-modernidade

  • Jorge Luís de Oliveira Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA
  • Antonia Juliete Pereira Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Palabras clave: Religião, Secularização, Morte de Deus, Gianni Vattimo

Resumen

Objetiva-se com este trabalho mostrar que a religião foi, nas sociedades tradicionais, um grande e poderoso sistema, mas, com o advento da secularização, ela perdeu autoridade, deixando com isso de ser um elemento integrador da sociedade, tornando-se apenas mais um subsistema entre tantos outros. Vale ressaltar que a secularização não pôs fim ao discurso religioso, mas sim o revitalizou. O processo de secularização é erroneamente associado a uma forma de ateísmo, é, por outro lado, responsável pelo retorno difuso do religioso na nossa cultura. Quais motivos levaram a este retorno e o que pode ser apontado como consequência? O fato é que a religião foi intensificada em nossa sociedade, o que contraria muito aquele pensamento segundo o qual a religião foi esquecida ou mesmo abolida devido a secularização.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jorge Luís de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA

Jorge Luís de Oliveira Gomes é graduado em Filosofia/Licenciatua no Curso de Fillosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - MAF/UVA. Membro associado da Associação Brasileira de Filosofia da Religião - ABFR. Membro de Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião - GEPHIR/CNPq. Bolsista FUNCAP.

Antonia Juliete Pereira Pinto , Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Antonia Juliete Pereira Pinto é Graduada em Filosofia/Bacharelado no Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú MAF/UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Teoria Política e Social - GEPPS/CNPq. Bolsista FUNCA.

Referencias

Camurça, Marcelo Ayres. (1996). Secularização e Reencantamento: A emergência dos Novos Movimentos Religiosos. Bib-56 ANPOCS, n.56, p.55-69. São Paulo, 2.º semestre de 2003.

Léger, Hervieu-léger. (2015). O Peregrino e o Convertido: a religião em movimento. 2ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Mac Dowell, J. A. A. A. (2015). Religião, Modernidade e Secularização. In: MAIA, A. G. B; OLIVEIRA, G. P. Filosofia, Religião e Secularização. Porto Alegre, RS: Editora Fi. pp. 30-60.

Maia, Antonio Glaudenir Brasil. (2015). O fenômeno do retorno da religião e a questão da secularização: uma leitura a partir da reflexão de Gianni Vattimo. In: MAIA, A. G. B; OLIVEIRA, G. P. Filosofia, Religião e Secularização. Porto Alegre, RS: Editora Fi. pp. 279-314.

Matelli, Stefano. (1995). A Religião na Sociedade Pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas.

Oliveira, Manfredo Araújo. (2013). A Religião na Sociedade Urbana e Pluralista. São Paulo: Paulus.

Queirós, Eça de. (2002). O Crime do Padre Amaro. 15ª. ed. 5ª. imp. São Paulo: Editora Ática.

Vattimo, Gianni. (2018). Crer que se Crê: é possível ser cristão apesar da Igreja? Petrópoli, RJ: Vozes.

Vattimo, Gianni. (2018). O Vestígio de Vestígio. In: VATTIMO, G; DERRIDA, J. A Religião: o seminário de Capri. 3ª. ed. São Paulo: Liberdade.

Vattimo, Gianni. (2006). A Idade da Interpretação. In: RORTY, R; VATTIMO, G; ZABALA, S. O Futuro da Religião: solidariedade, caridade e irônia. Rio de Janeiro: Remulé Dumará.
Publicado
2021-03-30
Cómo citar
[1]
de Oliveira Gomes, J.L. y Pereira Pinto , A.J. 2021. Gianni Vattimo: religião e secularização na pós-modernidade. Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 28, (mar. 2021), 29-39.