Marx e a religião: uma crítica moderna à realidade social

  • Antonia Juliete Pereira Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil
  • Jorge Luís de Oliveira Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.
Palabras clave: Karl Marx, Crítica da religião, Realidade social

Resumen

O trabalho analisa a crítica da religião enquanto uma crítica da realidade social na modernidade a partir do pensamento do filósofo Karl Marx. Sendo que a religião não é um produto que existe por si mesma, mas um fenômeno advindo da sociedade. Para Marx, a persistência da religião, tanto na esfera pública como no âmbito privado, se explica a partir das condições materiais de existência da sociedade. Assim, a crítica marxiana da religião é uma análise da sociedade burguesa que submete o indivíduo a uma vida de grilhões.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Antonia Juliete Pereira Pinto , Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil

Antonia Juliete Pereira Pinto Graduada em Filosofia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –  Sobral – CE, Brasil. Mestranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação. Sua pesquisa centra-se em Filosofia da Religião e Filosofia Política

Jorge Luís de Oliveira Gomes , Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.

Jorge Luís de Oliveira Gomes Graduado em Filosofia Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral – CE, Brasil. Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação. Sua pesquisa centra-se em Filosofia da Religião e Filosofia Política.

Referencias

Marx, Karl. (1982). Zu Kritik der hegelschen Rechtsphilosophie. Berlin: Dietz Verlag. [Trad. cast.: Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Trad. de Rubens Enderle e Leornado de Deus. São Paulo: Boitempo, 2013].

Marx, Karl. (1976). Zur Judenfrage. Berlim, Karl Dietz. [Trad. cast.: Sobre a Questão Judaica. Trad. de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010].

Marx, Karl.; Engels, Friedrich (1969). Die deutsche: Kritik der neuesten deutschen Philosophie in ihren Repräsentanten Feuerbach, B. Bauer und Stirner, und des deutschen Sozialismus in seinen verschiedenen Propheten. Berlin, Dietz Verlag. [Trad. cast.: A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Trad. de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007].

Oliveira, Renato Almeida de. (2017) Secularização e retorno do religioso: considerações a partir da teoría do estranhamento em Marx. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE).

Santos, Ivanaldo. (2008) «A crítica de Karl Marx à religião na obra a Questão Judaica» Trilhas Filosóficas, no. 1: pp. 43-54. doi: 10.25244/tf
Publicado
2021-06-30
Cómo citar
[1]
Pereira Pinto , A.J. y de Oliveira Gomes , J.L. 2021. Marx e a religião: uma crítica moderna à realidade social. Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 29, (jun. 2021), 11-19.