Dos Milagres: sobre a Seção X da (IEH). Um contraponto à luz do tomismo.

  • Noel Neder Borba Bispo Universidade Estudal de Maringá
Palabras clave: Tomás de Aquino, Hume, Milagres

Resumen

Como o título prenuncia tencionaremos percorrer, de forma epidérmica, as considerações de hume acerca dos milagres fazendo o respectivo contraponto com a doutrina tomista. Por óbvio que não desejamos conciliar os inconciliáveis, mas, tão somente, ponderar sobre opiniões distintas sobre um mesmo assunto. Ou ainda, lançar alguns questionamentos sobre as incompatibilidades de pensamento.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Noel Neder Borba Bispo , Universidade Estudal de Maringá

Noel Neder Borba Bispo é advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tutor EAD SR do Centro de Ensino Superior de Maringá, Pós- graduado em Prática Previdenciária, pós -graduando em Ciência Política; Estudos Bíblicos do Antigo Testamento (UNiCESUMAR) e mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá(UEM). Realiza estudos sobre a Justiça e sobre diferentes aspectos do tomismo aplicados ao cotidiano.

Referencias

Aquino, Santo Tomás de. (2001). Suma Teológica. Volume I. Trad. Aimom- Marie Roguet et al. São Paulo: Loyola.

Aquino. (1999). Verdade e conhecimento; tradução, estudos introdutórios e notas de Luiz Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero.- São Paulo : Martins Fontes.

Gilson, Étienne. (2001). A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes.

Hume, David. (2004). Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo, SP: Editora Unesp.

Junges, Márcia e Wolfart, Graziela. (2019). A Teoria da Causalidade em David Hume. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Edição 368 / 15 agosto 2015. Disponível em < http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/3994-jose-oscar-de-almeida-marques > Acessado em 24 de novembro de 2019.

Lopes, Luis Felipe. (2019) .Alguns Problemas Da Crítica Humeana À Existência Dos Milagres E Ao Uso Do Testemunho. INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade / Uberlândia / v. 6 n. 10 / p. 63-82 / jul./dez. 2011. Disponível em < http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6201 > Acessado em 24 de novembro de 2019.

Percivaldi, Elena. (2018). A Vida Secreta da Idade Média. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ. Vozes.

Torrel, Jean-Pierre. (2004). Iniciação a Santo Tomás de Aquino sua pessoa e obra. São Paulo: Edições Loyola.
Publicado
2021-03-30
Cómo citar
[1]
Borba Bispo , N.N. 2021. Dos Milagres: sobre a Seção X da (IEH). Um contraponto à luz do tomismo . Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 28, (mar. 2021), 145-154.