O problema do Mal em Jean-Jacques Rousseau

  • José Benedito de Almeida Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Rones Aureliano de Souza Universidade Federal de Uberlândia
Palabras clave: Rousseau, Voltaire, Mal, Poema, Lisboa

Resumen

Rousseau envolveu-se numa polêmica com Voltaire, a respeito do problema da teodiceia, ou a origem do mal no mundo, motivada pelo terremoto de Lisboa em 1755. Escreveu o Poema sobre o desastre de Lisboa, no qual demonstra sua incompreensão da coexistência da Providência e a existência do mal no mundo. Rousseau responde com a Carta sobre a providência, na qual apresenta uma posição original: não parte de princípios metafísicos para analisar a realidade, mantendo sua convicção na bondade divina e demonstrando que o mal sofrido pelos seres humanos é provocado por suas próprias ações.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

José Benedito de Almeida Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor do Instituto e Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Universidade Federal de Uberlândia. Brasil.

Rones Aureliano de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Rones Aureliano de Souza es professor Mestre da Escola de Educação Básica e Programa de Pós-Graduação em Filosofia Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Referencias

Epicuro. (1980). Antologia de Textos. Tradução: José Américo Mota Pesanha. São Paulo. Editora Abril Cultural.

Pedegache, Miguel Tibério. (1756). Nova, e fiel relaçaõ do terremoto que experimentou Lisboa, e todo Portugal, no I. de Novembro do anno de 1755. Lisboa: Officina de Manoel Soares.

Rousseau, Jean-Jacques. (2002). Carta de J.J. Rousseau ao Senhor de Voltaire. In: Jean-Jacques Rousseau: escritos sobre religião e moral. Tradução de: Adalberto L. Vicente; Ana L. S. Camarini e José Oscar de A. Marques. Cadernos de Tradução, vol. 2. Campinas. IFCH.

Rousseau, Jean-Jacques. (1973). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Coleção Os Pensadores. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural.

Souza, Maria das Graças. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.

Souza, Maria das Graças (2006). «Rousseau: textos e estudos». Em: História e Providência: Bossuet, Vico e Rousseau: textos e estudos. Tradução e comentários Edmilson Menezes (Org.); Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Maria das Graças de Souza. Ilhéus: Editus.

Voltaire. (1877). Poëme sur le desastre de Lisbonne ou examen de cet axiome: TOUT EST BIEN. Paris, Garnier.
Publicado
2021-03-30
Cómo citar
[1]
de Almeida Júnior, J.B. y de Souza, R.A. 2021. O problema do Mal em Jean-Jacques Rousseau. Analysis. Claves de Pensamiento Contemporáneo. 28, (mar. 2021), 49-58.